Relatos de Experiência no VII Forcult Nacional

Os Relatos de Experiência são espaços para promover apresentações de ações, projetos ou programas de gestão, produção e política cultural realizadas nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras.

Podem inscrever-se como proponentes de relatos de experiência servidores, discentes, agentes culturais, pesquisadores e terceirizados (as) com vínculo nas instituições públicas de ensino superior do Brasil, que atuem na gestão cultural universitária. Cada proponente pode submeter apenas um resumo.

O (a) autor (a)  proponente deverá submeter o trabalho em formato de resumo no modelo disponibilizado pela organização do evento, em formato pdf, respeitando o limite de duas laudas. Não há necessidade de ineditismo no relato.

As submissões poderão conter vários autores, porém caberá ao/à proponente realizar a apresentação oral, que terá duração de 5 minutos, podendo ser utilizados recursos audiovisuais, tais como apresentação de slides ou vídeos. Em caso de participação de pessoas com deficiência na sessão, serão encaminhadas aos apresentadores/as orientações sobre acessibilidade até o dia 13 de agosto.

Os proponentes devem fazer suas inscrições neste formulário do dia 17/07 ao dia 28/07. Os resumos serão avaliados por dois pareceristas para a confirmação de adequação à proposta, ao formato e ao eixo temático. Ajustes poderão ser propostos pelos pareceristas até o dia 13/08.

Os resumos selecionados serão apresentados oralmente em sessões temáticas realizadas  entre os dias 21 e 23/08 em plataforma de reunião online fechada às pessoas previamente inscritas no evento. Cada sessão terá duração de uma hora, sendo 5 minutos para cada apresentação individual e 30 minutos para o debate  coletivo envolvendo a troca mútua entre os participantes presentes na sessão, autores ou ouvintes.

Os links de acesso serão informados oportunamente, por e-mail.

Os resumos aprovados e efetivamente apresentados serão disponibilizados nos anais eletrônicos do evento e receberão certificado de apresentação, os quais serão emitidos por trabalho apresentado, contendo os nomes de todos (as) autores (as).

As sessões serão divididas em quatro eixos temáticos: 1. Ações, projetos e programas de arte e cultura; 2. Política cultural e planos de cultura; 3. Financiamento e fomento à cultura; 4. Formação em organização da cultura;

Ementas dos eixos temáticos:

Eixo 1 - Ações, projetos e programas de arte e cultura

Apresentações de relatos sobre ações, projetos e programas no campo da arte e da cultura desenvolvidos pelas IPES (Instituições Públicas de Ensino Superior), incluindo relatos sobre o trabalho continuado de gestão de grupos, atividades e equipamentos culturais localizados dentro das IPES.

Eixo 2 - Política cultural e planos de cultura

Apresentação de relatos sobre ações e articulações para a criação ou implementação de políticas e planos de cultura nas IPES, incluindo-se aqui relatos sobre instrumentos de participação e representatividade; metodologias para produção de diagnóstico, mapeamento, objetivos, metas, indicadores, avaliação e acompanhamento.

Eixo 3 - Financiamento e fomento à cultura

Apresentação de relatos sobre formas de captação de recursos e financiamento para a cultura nas IPES, assim como mecanismos / instrumentos adotados para o fomento e a produção de ações, projetos e programas artístico-culturais desenvolvidos dentro destas instituições, tais como editais, prêmios e concursos.

Eixo 4 – Formação em Organização da Cultura

Apresentação de relatos sobre ações, projetos e programas voltados para a capacitação no campo da cultura realizadas nos institutos e universidades brasileiras, abordando a forma de qualificação dos profissionais, os cursos ofertados, o processo de formação em organização da cultura etc.

Calendário anterior:

Inscrições para submissão de resumos: até 04/08
Avaliação das propostas: até 11/08
Divulgação dos trabalhos aprovados: 14/08
Ajustes no trabalho (se necessário): até 16/08
Envio das orientações de acessibilidade: 16/8
Apresentações dos Relatos de experiências (online): entre 21 e 23/08

Calendário atualizado:
Inscrições para submissão de resumos: até 04/08
Avaliação das propostas: até 17/08
Divulgação dos trabalhos aprovados: 17/08
Ajustes no trabalho (se necessário): até 18/08
Envio das orientações de acessibilidade: 18/8
Apresentações dos Relatos de experiências (online): entre 21 e 23/08

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.